domingo, 23 de maio de 2010

Chamada de artigos da Revista do IHJ

Revista do IHJ
A (IN)JUSTIÇA NAS TRANSIÇÕES POLÍTICAS
ISSN 1678-1864
Recebimento dos textos até dia 10 de julho de 2010

Apresentação
O Instituto de Hermenêutica Jurídica (IHJ), desde sua fundação, em setembro do ano 2000, apresenta à comunidade acadêmica uma perspectiva crítica em relação à construção e à difusão do conhecimento, com a proposta de se (re)pensarem as Ciências Jurídicas e aquelas que lhes são afins. Os resultados das atividades do IHJ – pesquisas, núcleos de estudos, seminários –, que antes ficavam restritos aos seus membros, em 2003 ganharam publicidade com a edição da primeira Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, que tratava da temática “Em busca dos direitos perdidos”.
A partir de então, anualmente o IHJ publicou sua revista temática, sempre tendo como linha de pesquisa a hermenêutica jurídica.
A publicação até o ano de 2009 se dava através de convites a autores que apresentassem uma sofisticada pesquisa em hermenêutica jurídica dentro da temática trabalhada na respectiva edição. Em 2010, através de interlocução entre os Conselhos Científico, Deliberativo e da, à época, Diretoria Executiva, decidiu-se por alterar o procedimento da Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, submetendo seus artigos a concurso, mediante análise via duplo blind peer review.
Logo, a Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica está aberta a todos aqueles que, dentro da hermenêutica jurídica, possuam aprofundadas pesquisas relacionadas às temáticas trabalhadas. Com seu viés sempre crítico, a Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica possui um perfil inovador que busca produzir conhecimento ao invés de simplesmente reproduzi-lo; propor idéias, ao invés de ditar conceitos; trabalhar com o pesquisador e não sobre ele; enfim, (re)pensar o Direito.
Política Editorial
A Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica é uma publicação temática anual que visa divulgar artigos científicos cujo conteúdo afine-se à linha de pesquisa “hermenêutica jurídica”, a qual permeia todas as edições da revista. Os artigos serão publicados na língua em que forem apresentados e serão submetidos ao corpo de pareceristas da revista por meio do sistema double blind review, ou seja, durante o processo de avaliação não será revelado o nome do autor aos pareceristas, nem o nome destes ao autor.
Normas de publicação/envio
Notas 
As opiniões expressas pelos autores em seus artigos não refletem necessariamente a opinião do IHJ, de seus diretores, associados e membros do conselho editorial da sua revista, bem como dos editores desta. Por terem ampla liberdade de opinião e de crítica, cabe aos colaboradores da Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica a responsabilidade pelas idéias e pelos conceitos emitidos em seus artigos. 
1. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos artigos em nossa revista. 
2. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total dos artigos veiculados para fins comerciais ou não, sem a formal autorização dos autores dos mesmos. A utilização, para elaboração de trabalhos científicos, deverá observar as normas de estilo para citações e paráfrases, assim como quaisquer outras formas de veiculação.
• Normas Editoriais 
1. A temática do volume 8 da Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica é “(IN)JUSTIÇA NAS TRANSIÇÕES POLÍTICAS”. 
2. Serão aceitas colaborações inéditas dentro da temática proposta. A publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento não implica obrigação de sua publicação. 
3. Os artigos serão avaliados por meio do processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de no mínimo 2 avaliadores. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria. 
4. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Conselho Editorial. No sumário, a seqüência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores. 
5. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. 
6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. 
7. A Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica funcionará apenas com artigos, entendidos como aqueles que compreendam textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.
Normas de Apresentação 
Formato: os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas, preparados em formato Word, com fonte Arial, tamanho 12, entre linhas 1,5, entre parágrafos 0 pts, e versar sobre a temática da revista trabalhada em cada volume. 
Estrutura básica do artigo: Título; Resumo; Palavras-chave; Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais e Referência das Fontes Citadas (conforme padrão da ABNT). 
Autores: deve constar o nome de todos os autores por extenso, indicando de cada autor a filiação institucional, curso, programa e linha de pesquisa. Atividade profissional e endereço eletrônico. Serão aceitos textos com, no máximo, 2 (dois) autores. 
Resumo: em todos os artigos submetidos deve ser incluído um resumo informativo com o máximo de 200 palavras e espaço entre linhas simples. Palavras-chave: Destacar três palavras-chave que representem o conteúdo do texto.
Importante: Além do português o título, o resumo e as palavras-chave devem estar em um dos seguintes idiomas: Espanhol, Inglês, Italiano Francês ou Alemão. 
Notas: As citações no interior do texto devem obedecer as seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); três ou mais autores (Amaral et al. , 1966). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in.. A referência completa da obra deverá estar no item "referências". 
Apêndices: apêndices podem ser empregados, no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte. 
Materiais gráficos: gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e cada gráfico deverá vir no texto e além disso cada um deverá ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. 
Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados. 
Referência das Fontes Citadas: A exatidão e adequação das referências a trabalhos, que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo, são da responsabilidade do autor. 
Informações procedentes de comunicação pessoal de trabalhos em andamento ou não publicadas, não devem ser incluídas na lista de referências, mas indicadas em nota de rodapé.
Submissão
Os artigos deverão ser enviados para o e-mail revista@ihj.org.br contendo, como assunto/tema do respectivo e-mail, os seguintes dizeres “SUBMISSÃO DE ARTIGO”.
Após o recebimento do e-mail o(s) autor(es) receberá uma comunicação confirmando o recebimento do trabalho.
Contato
revista@ihj.org.br 
(31) 2512-1407

Nenhum comentário:

Postar um comentário