sexta-feira, 21 de maio de 2010

Chamada de artigos e resenhas da Revista Direitos Fundamentais e Justiça

A Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (CAPES 5).
O Programa de Pós-Graduação em Direito abrange os cursos de Mestrado e Doutorado e estrutura-se em torno de duas áreas de concentração: 1) Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado, com duas linhas de pesquisa, versando, respectivamente, sobre a Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado e a Hermêneutica, Justiça e Estado Constitucional; 2) Teoria Geral da Jurisdição e Processo, com ênfase na linha de pesquisa Jurisdição, Efetividade e Instrumentabilidade do Processo.
A Revista publica artigos de pesquisa e reflexão acadêmicas, estudos analíticos e resenhas na área da ciência jurídica e cultura política em geral, sempre vinculados às áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação supramencionadas, a partir das seguintes seções: “Temática”, apresentando os artigos temáticos; “Conexões Gerais”, para ensaios não temáticos; “Comunicações & Debates”, para textos curtos e fora dos padrões acadêmicos mais tradicionais; e “Resenhas & Impressões”, para críticas, resenhas e comentários em geral.
Os artigos submetidos devem ser inéditos no Brasil, vedado o seu encaminhamento simultâneo a outras revistas, exigindo-se do autor, caso seu artigo seja selecionado para publicação, declaração de ineditismo. Uma vez aceito o artigo, cabe à revista a exclusividade em sua publicação.
Na análise para a aceitação de um artigo serão observados os critérios de adequação ao escopo da revista, qualidade científica atestada pela Comissão Editorial e por processo anônimo de avaliação por pares (Blind Peer Review) e cumprimento das normas e regras estabelecidas pela ABNT. A descrição do processo de avaliação, bem como as normas de formatação para os artigos a serem submetidos, encontram-se no site da Revista: http://www.dfj.inf.br.
Os artigos devem ser enviados ao Conselho Editorial da Direitos Fundamentais & Justiça para HS Editora pelo e-mail hseditora@hseditora.com.br ou por CD para Rua Almirante Barroso, nº 735, conj. 302, CEP 90220-021, Porto Alegre-RS.
Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).
Não há remuneração pelos trabalhos. O autor recebe 2 (dois) exemplares da revista em que foi publicado seu artigo. Co-autores e tradutores recebem 1 (um) exemplar.
PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS – BLIND PEER REVIEW Todos os artigos passam por uma avaliação prévia realizada pela Coordenação Científica da Revista, verificando sua adequação à linha editorial da Revista. Após essa avaliação, os artigos são remetidos a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, de acordo com o processo conhecido como blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 30 dias. Recebido o parecer, este é encaminhado para o autor do artigo a fim de tomar ciência ou para que incorpore as modificações sugeridas. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para a Revista. Será novamente avaliado em função das alterações. Os autores serão informados por e-mail sobre o andamento da avaliação. Terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação de autoria. Excepcionalmente, haverá convites para publicação. Os convites serão formulados exclusivamente pela Coordenação Científica da Revista.
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
a) FORMATO: Texto em arquivo compatível com Word for Windows. Fonte Times New Roman, 10, e padrões da ABNT naquilo que forem aplicáveis. 
b) IDENTIFICAÇÃO
• TÍTULO em português e inglês.
• Nome do(s) AUTOR(ES), e respectivos dados acadêmicos e de contato.
c) RESUMO, PALAVRAS-CHAVE e SUMÁRIO
• Em português e inglês
d) NOTAS EXPLICATIVAS E REFERÊNCIAS: dispostas no rodapé ao final da página. A lista da bibliografia utilizada deve igualmente aparecer no fim do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário