sexta-feira, 28 de maio de 2010

CNPq, Capes e Finep assinam acordos na IV CNCTI para fortalecer a pós-graduação

Durante a cerimonia de abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (4° CNCTI), nesta quarta-feira (26), no Golden Tulip Alvorada, em Brasília, o ministro Sergio Rezende anunciou formalmente o lançamento do Edital Universal 2010 pelo CNPq. Lançado pela primeira vez no ano de 2000, o Universal terá este ano recursos da ordem de R$ 120 milhões para apoiar projetos em todas as áreas do conhecimento que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Também na solenidade, foi assinado o acordo de criação do Programa Nacional de Integração da Pós-Graduação (ProNIP) pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e Carlos Aragão, Presidente do CNPq. O ProNIP tem por objetivo apoiar a integração entre os Programas de Pós-graduação não consolidados com os consolidados de diferentes regiões brasileiras. A iniciativa deve contribuir para a redução do aprofundamento das desigualdades inter e intra-regionais nos campos do ensino, ciência, tecnologia e inovação.
Ainda na abertura oficial da IV CNCTI, o presidente da FINEP, Luis Fernandes, e os presidentes da Capes e do CNPq assinaram autorização para Seleção Pública de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). Com recursos de R$ 41,5 milhões, o Programa tem como principal objetivo investir nos doutores recém-formados e plenamente aptos para aplicar os conhecimentos adquiridos em áreas estratégicas, as quais necessitam de constante investimento em pesquisa e inovação devido ao caráter dinâmico desse segmento.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Nenhum comentário:

Postar um comentário