quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lançamento do livro "Matrizes dos conceitos de justiça"

Release:
 Título: MATRIZES DOS CONCEITOS DE JUSTIÇA
Coordenadores: Lafayette Pozzoli/Vladimir Brega Filho
Editora: Letras Jurídicas – Coleção Conpedi
Assunto: 1. Direito - Filosofia. 2. Justiça - Filosofia. I. Pozzoli, Lafayette, 1956-. II. Brega Filho, Vladimir, 1968 - III. Série.
ISBN – 978-85-89917-61-2
Edição: 1ª – 2010.
Número de páginas: 320
Prefácio: Prof. Dr. Vladmir Oliveira da Silveira


Apresentação

“MATRIZES DOS CONCEITOS DE JUSTIÇA”, uma coletânea de artigos frutos de pesquisas apresentadas como artigos no GT – Matrizes dos Conceitos de Justiça, do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP, novembro/2009 – no Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Foram coordenadores do GT os Prof. Dr. Rubens Beçak – USP – Ribeirão Preto, Prof. Dr. José Luiz Bolzan de Morais – UNISINOS e Prof. Dr. Lafayette Pozzoli – UNIVEM. Como o Programa de Pós-graduação em Direito do UNIVEM/Marília participou da coordenação do respectivo GT – Matrizes dos Conceitos de Justiça, e, considerando o convênio de cooperação científica firmado com a UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná, que mantém o Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado da FUNDINOPI, foi apresentada uma proposta à diretoria do CONPEDI para publicar os textos do GT em forma de livro, pela Editora Letras Jurídicas, renomada na área, e que mantém forte esquema de distribuição nacional e esteve presente no Fórum de Editoras organizado pelo CONPEDI no Congresso acima citado. A proposta foi aprovada pela presidência do CONPEDI, Dr. Vladmir Oliveira da Silveira, e a editora manifestou interesse. Havendo concordância de todos, o livro ficou composto de 13 artigos, com autores de diversas IES do País. Juntou-se a isso o compartilhamento participativo do corpo docente dos dois Programas. Devemos aqui consignar uma agradável e confiante constatação. Não obstante os artigos deste livro terem passado pela avaliação de pares, por meio do Publica Direito do CONPEDI, os Programas do UNIVEM e FUNDINOPI tiveram a confirmação de que a avaliação realizada pelo CONPEDI corresponde a uma preocupação séria na produção científica que o CONPEDI tem empreendido nos seus Encontros e Congressos. O tema refletido no GT e nos artigos nos pareceu oportuno, considerando o momento pelo qual passa o Brasil e o processo de globalização. Dividido em 2 partes, a parte I – construção do saber jurídico – compreende uma das linhas de pesquisa do UNIVEM, e a parte II – função política do direito – diz respeito a uma das linhas de pesquisa da FUNDINOPI. O tema tratado é a ideia de justiça que sempre esteve ligada à vida do ser humano. Já se tomou como analogia o cosmo e sua harmonia, como fizeram os gregos, o reino animal em geral. Entretanto , uma desvinculação da ideia de justiça da pessoa humana não tem nenhuma operacionalidade. A harmonia da justiça presente no relacionamento entre as pessoas resulta no conceito popularmente denominado paz.
Neste sentido, o apoio do CONPEDI à publicação do livro, sob a supervisão de dois Programas, pode apontar para uma oportunidade de revelação de talentos de jovens pesquisadores, com trabalhos inéditos e significativos no contexto da difusão da produção científica. Essencialmente, vale ressaltar o trabalho do Professor Raymundo Juliano Rego Feitosa, ex-presidente do CONPEDI, para o atual estágio em que se encontra o CONPEDI, podendo contribuir significativamente para a produção científica da área jurídica.
A você, leitor e pesquisador, um bom uso deste material e que seja proveitoso nas suas investigações jurídicas.

Prof. Dr. Lafayette Pozzoli
Coordenador do Mestrado UNIVEM/Marília
Prof. Dr. Vladimir Brega Filho
Coordenador do Mestrado FUNDINOPI - UENP



Nenhum comentário:

Postar um comentário