quarta-feira, 19 de maio de 2010

Nota de falecimento do Professor Emérito da UFPel Alberto Rufino de Souza

Faleceu na manhã do dia 12/05/2010, depois de um longo período de enfermidade, o Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Alberto Rufino Rosa Rodrigues de Souza.


Currículo
Alberto Rufino de Souza possuía graduação em Filosofia pela UCPel (1961), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPel (1956) e doutorado em Ciências Humanas pela UFPel (1975). Era professor titular da UCPel. Possuía larga experiência na área do Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente no tema Estado de Necessidade.
Poliglota, dominava, além do português, os idiomas espanhol, italiano, francês e alemão. Autor dos livros Estado de necessidade: um conceito novo e aplicações mais amplas (Rio de Janeiro: Forense, 1979) e O Estado de Necessidade e o Sistema Penal Brasileiro (Rio de Janeiro: Forense, 1975), o destacado penalista teve também inúmeros capítulos publicados em livros de outros autores, além de vários artigos em jornais e revistas de circulação nacional.
Destacam-se, ainda, trabalhos completos e resumos publicados em anais de congressos, dezenas de participações em bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, participações em bancas de comissões julgadoras, e orientações em dissertações de especialização e mestrado, prestadas a dezenas de estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário