domingo, 16 de maio de 2010

René Girard: ciladas miméticas, jurídicas e éticas

Ocorrerá no dia 20 de maio, das 18h30 às 22h, no Pantheon da Faculdade de Direito da UFRGS (Av. João Pessoa, n. 80 - Porto Alegre/RS), o evento René Girard: ciladas miméticas, jurídicas e éticas, realização do projeto "Mal-Estar na Cultura: Visões Caleidoscópicas da Vida Contemporânea" e do "Círculo Universitário de Integração e Cultura da UFRGS" (CUIC/UFRGS) .
Justificativa:
O homem não é apenas um ser mimético. Ele é um ser mimético preso em estruturas triangulares e efeitos de espelhamento no (olhar do) outro. Esse enredamento, potencialmente alienante, tem diversas causas, físicas, imaginárias e simbólicas, ocasionadas pelo desamparo infantil e a dependência de gestos e signos alheios. A cultura prolonga, ampara e explora essa exposição dependente - ora fornecendo sustento material e intelectual, afetivo, ético e jurídico, ora explorando a carência e manipulando o desejo de modo complexo e perverso. Até que ponto nossos tabus religiosos e culturais, nossos preceitos morais e nossas normas sociais e jurídicas são realmente legítimos, éticos e justos? Propomos uma discussão em torno da teoria mimética de René Girard, com excursões para a hermenêutica e a dogmática jurídica e voltas para Freud, o cinema e a literatura, a publicidade e nossa relação com a nova mídia (Shakespeare, Coetzee, Musil entre outros autores). O evento acontecerá em duas sessões, a primeira mais voltada para a teoria mimética de René Girard e a segunda para o teatro (Shakespeare e após) e os efeitos teatrais na sociedade.
O evento desdobrará discussões sobre o preconceito contra homossexuais e terá a presença de Judith Martins-Costa, James Allison, teólogo americano, escritor de "Faith Beyond Ressentment - Fragments Catholic and Gay", de João Cezar de Castro Rocha, Pedro Sette Camara, Kathrin H. Rosenfield e Lawrence Flores Pereira.
As inscrições poderão ser realizadas pelo endereço eletrônico caarufrgs@gmail. com, mediante informação, por parte do interessado, de seu nome completo, instituição de origem e e-mail para contato, ou ainda pelo telefone (51) 3308-3598. O custo para participação será de R$15,00.



Caso sobrem vagas, as inscrições poderão ser realizadas presencialmente, no momento do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário