domingo, 16 de maio de 2010

TV MEC aborda o Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi tema de reportagem da televisão do Ministério da Educação, a TV-MEC. O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, explicou como funciona o portal, uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo.
Para Guimarães, o Portal faz parte de um ciclo virtuoso da ciência brasileira, que teve início com a invenção do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e que solucionou um grande problema dos pesquisadores no país. “O Brasil já vinha crescendo muito na produção científica, mas existia uma dificuldade em acompanhar o que estava sendo produzido no resto do mundo”, explica.
O alto custo e a restrição das bibliotecas em papel também foram fatores importantes na criação do Portal. “Deixamos de apoiar bibliotecas restritas em papel para um sistema mais robusto no sistema de oferecimento de artigos científicos na forma online”, afirmou Guimarães.
Portal de Periódicos
Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, dentre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 21.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.
Dada a relevância no cenário da pós-graduação brasileira, o Portal de Periódicos tem se consolidado como objeto de estudo, sendo investigado por pesquisadores e grupos de pesquisa de áreas como Ciência da informação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Computação, dente outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário