segunda-feira, 31 de maio de 2010

VII Simpósio Internacional de Ciências Integradas - Meio Ambiente - UNAERP


VII Simpósio Internacional de Ciências Integradas - 
Envio de artigos até 15/08/2010/ Envio de pôster até 16/09/2010
O tema central do evento, que acontecerá na UNAERP Campus Guarujá, nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2010, é Meio Ambiente: Vulnerabilidade Ambiental. O evento foi preparado com visão multidisciplinar, no qual se pretende discutir as questões ambientais e responder às diversas necessidades emergentes de vários setores ligados ao desenvolvimento de tecnologias. Para tanto, pretende refletir aspectos que possam sensibilizar indivíduos capazes de transformar a sociedade em que vivem, a partir de motivações para capacitá-los a aprender, ampliando informações e conhecimentos fundamentais para a valorização, reconhecimento, respeito e valorização do meio ambiente.
Serão apresentadas palestras, com profissionais consagrados na área ambiental e tecnológica nos diversos ramos do conhecimento. Estão confirmadas as seguintes atividades complementares: works-shop; mesas-redondas, minicursos atendendo tópicos sobre questões de impactos ambientais, empreendedorismo e legislação ambiental.
No período vespertino serão apresentados trabalhos científicos, com a participação de pesquisadores, docentes e alunos, sendo disponibilizadas cinco seções para a apresentação dos mesmos:
Seção 1. Trabalhos científicos sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, diretamente relacionado com os cursos mantidos na UNAERP Campus Guarujá: Administração de Empresas, Comércio Exterior, Comunicação Social (Publicidade/Propaganda e Jornalismo), Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão Portuária, Pedagogia, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Telecomunicações e Turismo.
Seção 2. Trabalhos científicos sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, vinculados a qualquer outro curso, independente daqueles mantidos na UNAERP Campus Guarujá.
Seção 3. Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, cujo conteúdo esteja relacionado diretamente com os cursos mantidos.
Seção 4. Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre outros temas e relacionados a qualquer curso.
Seção 5. Projetos de pesquisa sobre o tema central – “MEIO AMBIENTE: VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, relacionados a qualquer curso.


Normas para apresentação de trabalhos científicos
1º. O artigo deverá ser encaminhado na íntegra. Não serão aceitos resumos.
2º. O artigo completo deverá ser escrito em Word para Windows versão 97 ou versão superior, formato DOC, contendo o máximo de 12 (doze) laudas. Ao salvar o arquivo, recomenda-se utilizar como nome do arquivo a palavra Simposio (sem acento) acrescida de uma palavra do título do trabalho e um nome de um dos autores, separados por traço de união (_) _ underline _ (não utilizar especiais, letras acentuadas, pontos, hífens e espaços em branco no nome deste arquivo).
3º. Texto: Tamanho de página A4, fonte Bookman Old Style, tamanho 12.
4º. Margens: todas as margens, superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita devem ter 2,5 cm.
5º. Cabeçalho e rodapé: não deverão ser colocados. No rodapé, à direita, deverá ser colocado apenas o número da página, em arábico, com fonte tamanho 10. Recomenda-se utilizar a opção Inserir - Números de páginas... do próprio Word.
6º. Título: deve ser inserido na primeira linha da primeira página, centralizado, em duas linhas, divididas conforme modelo abaixo, com fonte tamanho 14:
7º. O título do trabalho deve ser inserido uma linha abaixo do título do simpósio, centralizado, com letra tamanho 14, em negrito. A primeira letra maiúscula e demais letras em minúsculas. 
8º. O título do trabalho deve conter no máximo 90 caracteres incluindo espaço, pontuação e símbolos especiais; 
9º. Nomes dos autores: o nome do primeiro autor deve vir duas linhas (tamanho 10) abaixo do titulo, centralizado, com letra também em tamanho 10, com a primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculas, em negrito. Abaixo do nome do autor, deve ser inserida a função do autor e abaixo desta, a identificação da instituição a qual pertence. Abaixo, o e-mail do autor. Em caso de dúvida, o contato será sempre feito com o último autor. Nas linhas seguintes, fazer o mesmo para os demais autores, deixando um espaço de uma linha entre os mesmos.
10º. Após o último autor, deixar uma linha em branco, e acrescentar, de forma centralizada, a inscrição (fonte tamanho 10, em negrito):
11º. O Resumo deverá ser inserido duas linhas abaixo do último nome dos autores, no próprio idioma do trabalho, com o máximo de 200 palavras. Deve-se utilizar fonte tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples e o título em negrito, localizado à margem esquerda, conforme exemplo abaixo:
12º. As Palavras-chave devem ser aplicadas imediatamente abaixo do resumo.  Sugerem-se três palavras-chave, no idioma do artigo, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, com tamanho 12, conforme exemplo:
13º. Após uma linha em branco, deverá ser identificada a Seção a que pertence o trabalho, com o nome do curso correspondente, com fonte tamanho 12, em negrito.
14º. Após uma linha em branco, anotar a forma preferida para apresentação do trabalho, com a inscrição exemplificada a seguir (em negrito). Apresentação: oral ou Apresentação: pôster.
15º. Títulos e subtítulos: devem ser alinhados à esquerda, em negrito, e numerados com algarismos arábicos, a partir de 1. Introdução, apenas com a primeira letra em maiúscula.
16º. Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. A formatação dos parágrafos (opções do Word) deverá obedecer alinhamento Justificado, recuo esquerdo e direito nulo, recuo especial da Primeira linha de 1 cm, espaçamento antes e depois nulo, espaçamento entre linhas simples.
A formatação de parágrafos dos títulos e subtítulos deverá ter recuos esquerdo e direito nulos, nenhum recuo especial, espaçamento antes de 6 pt e depois nulo; no quadro Quebras de linhas e de páginas deverá estar marcada a opção Manter com o próximo.
17º. Figuras, quadros e tabelas: devem ser legendadas abaixo das mesmas, com as respectivas fontes, de acordo com as normas ABNT.  
18º. O trabalho (na íntegra) submetido e aceito será disponibilizado na página do evento.
19º. Serão aceitos somente artigos submetidos em Português, Espanhol e Inglês.
20º. O artigo deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, para o endereço simposio@unaerp.br com copia para sici.unaerp@gmail.com
21º. O prazo para o envio do artigo expirará em 15/08/2010. Não haverá prorrogação de prazo; razão pela qual a Comissão Organizadora estendeu ao máximo o prazo final para o envio de artigos.
22º. Serão disponibilizadas as seguintes seções temáticas para a apresentação de trabalhos científicos:
Seção 1. Trabalhos científicos sobre o tema central “MEIO AMBIENTE- VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, diretamente relacionados com os cursos mantidos na UNAERP Campus Guarujá: administração de empresas, comunicação social (publicidade/propaganda), direito, educação física, enfermagem, gestão ambiental, gestão portuária, gestão em logística, fisioterapia, pedagogia, relações internacionais e comércio exterior, serviço social e turismo.
Seção 2. Trabalhos científicos sobre o tema “MEIO AMBIENTE- VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, vinculados a qualquer outro curso, independente daqueles mantidos na Unaerp Campus Guarujá.
Seção 3. Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre o tema “MEIO AMBIENTE - VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, cujo conteúdo esteja relacionado diretamente com os cursos mantidos.
Seção 4. Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre outros temas e relacionados a qualquer curso.
Seção 5. Projetos de pesquisa sobre o tema – “MEIO AMBIENTE - VULNERABILIDADE AMBIENTAL”, relacionados a qualquer curso.
23º. Qualquer trabalho poderá ser apresentado no formato “oral” e/ou “pôster”.
Dimensões: 0,90 m de largura x 1,20 m de altura;
Cabeçalho: Utilizar as mesmas orientações apresentadas nas “Normas”, referentes aos itens 6, 7, 8, 9 e 10.
Conteúdo: Introdução; Objetivos; Métodos; Conclusões.
Forma da apresentação: Recomenda-se a utilização de tamanho da fonte que permita a leitura de cerca de 2 metros de distância. O texto deve ser sucinto, conciso e objetivo, contendo o menor número de palavras possível. Ilustrar os resultados com fotos, gráficos e/ou tabelas.
Aplicar a logomarca da UNAERP e da instituição a qual pertence o (s) autor (es).
Presença: O (s) autor (es) deverá (ão) comparecer ao local da exposição do Pôster, para prestar esclarecimentos aos expectadores. Não será aceita a apresentação do pôster por outra pessoa que não seja um dos autores inscritos no evento.
Procedimento: A Comissão Organizadora instalará o Pôster no hall de entrada da UNAERP, em painéis apropriados. É importante que o pôster seja enviado até o dia 16/09/2010.
REMETER O PÔSTER PARA:
Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP
A/C Profa. Carmencita Ignatti
Simpósio Internacional de Ciências Integradas
Av. D. Pedro I, 3.300
CEP 11.440 – 003
GUARUJÁ – São Paulo
Telefone – 13 – 33981005
 24º. Os certificados de apresentação de trabalhos e de participação nas atividades do VII Simpósio serão disponibilizados para os usuários através do sistema digital, após os seguintes procedimentos:
a)     Confirmação da inscrição do usuário no evento, com a identificação do seu cadastro;
b)    Constatação da presença do usuário na atividade para a qual realizou sua inscrição;
c)     Comprovação do pagamento do valor da inscrição ou da sua situação de isenção de recolhimento;
d)     Confirmação da recepção do trabalho (artigo e/ou pôster) que estiver dentro das normas apresentadas.
e)     A data para expedição dos certificados está prevista para: 25/11/2010.
 25º. Os critérios para aceitação dos trabalhos são: originalidade, compatibilidade com o tema central do VII Simpósio, contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, organização geral do trabalho e adequação às normas técnicas.
26º. Os critérios para aceitação dos trabalhos serão: originalidade, compatibilidade com o tema central do VII Simpósio, contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, organização geral do trabalho e adequação às normas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário