quinta-feira, 3 de junho de 2010

Chamada de artigos da Revista Núcleo Internacional - IESB

A Revista Núcleo Internacional, publicação impressa indexada (ISSN 1980-2854) de caráter acadêmico-científico do curso de Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), abre o edital para envio de contribuições para a edição de Outubro.
Prazo: 31 de julho de 2010.
Seções:
Artigos científicos: contribuições inéditas de titulados (Mestres e Doutores) e Pós-graduandos em Relações Internacionais e áreas afins de qualquer instituição.
Contribuição discente: contribuições de graduandos e graduados em Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Resenhas: contribuições de graduandos, graduados, pós-graduandos e titulados em Relações Internacionais e áreas afins de qualquer instituição.
O tema será “AMÉRICA DO SUL: VISÕES E PERSPECTIVAS”, com enfoque em três grandes abordagens: 1. Economia Política Internacional; 2. Integração Regional e 3. Dinâmicas Nacionais e Política Externa. Serão bem-vindos artigos direcionados tanto à América do Sul como uma região autônoma quanto ao tratamento específico de países que compõem o subcontinente.   
CARACTERÍSTICAS DA CONTRIBUIÇÃO
a) Artigos científicos:
Serão aceitas contribuições em português, inglês e espanhol. Deverão conter de 15 (quinze) a 20 (vinte) laudas, escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior e inferior 2,5 cm e margens direita e esquerda 3 cm, digitadas em extensão .doc. O resumo deverá ser escrito em português e conter até 300 caracteres seguidos de 3 palavras-chave. O abstract deverá seguir as mesmas especificações do resumo em português. No caso de contribuições em inglês e espanhol, o resumo poderá ser enviado no idioma do artigo, ficando sob responsabilidade da Revista Núcleo Internacional a tradução do mesmo em português. As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente no caso de comentários adicionais. As referências nas citações inseridas no conteúdo do artigo deverão seguir o sistema autor-data (AUTOR, ano de publicação). As referências bibliográficas deverão constar ao final do artigo em ordem alfabética, conforme os exemplos.
Para referência de livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título da obra em itálico. Cidade: Editora, ano da publicação.
Para referência de capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. “Título do capítulo” In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome. Título da obra em que consta o capítulo citado. Cidade: Editora, ano de publicação. Página inicial e final do capítulo utilizado (pp. x- y)
Para referência de artigo:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do periódico em que o artigo foi publicado. Cidade, volume, número, ano de publicação, página inicial e final do artigo utilizado (pp. x- y). Disponível em: colocar o link, quando houver. Acesso em: dia (em número) mês (por extenso) ano (em número sem abreviações).
Para referência de notícias de jornais:
NOME DO JORNAL. Título da notícia. Dia (em número) mês (por extenso) ano (em número sem abreviações). Disponível em: colocar o link, quando houver. Acesso em: dia (em número) mês (por extenso) ano (em número sem abreviações).
Para os casos não exemplificados, deverão ser aplicadas as normas da ABNT. Os artigos poderão conter tabelas e gráficos, desde que seu tamanho não ultrapasse metade da página.
b) Contribuição discente:
Deverão conter de 8 (oito) a 10 (dez) páginas. O formato de apresentação é o mesmo descrito acima para o envio de artigos científicos.
c) Resenhas:
Deverão conter no mínimo 2 (duas) e no máximo 5 (cinco) laudas. A obra a ser resenhada não deverá exceder dois anos da circulação da edição da Revista Núcleo Internacional em que a contribuição se destina. O título da resenha deverá ser: “Resenha de: Título da Obra em itálico.”. Uma nota de rodapé deverá ser adicionada após o título da resenha em que conste a referência bibliográfica completa da obra em análise conforme exemplo deste edital, incluindo seus registros ISSN.  A resenha não deverá conter referências bibliográficas, gráficos ou tabelas.
SOBRE O ENVIO
O autor deverá enviar sua contribuição em extensão .doc, sem qualquer menção ou comentário que o identifique. Em conjunto com o arquivo da contribuição, deverá ser enviado separadamente – também em extensão .doc- a ficha de identificação e o termo de direitos autorais e ineditismo anexados neste edital. Os três arquivos deverão ser enviados para o e-mail da Revista Núcleo Internacional: nucleo.internacional@iesb.br
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Informações adicionais poderão ser obtidas em comunicação com o e-mail nucleo.internacional@iesb.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário