domingo, 20 de junho de 2010

Chamada de artigos: Impacto dos Grandes Projetos nas Metrópoles

Até o dia 10 de agosto os pesquisadores das diversas áreas de conhecimento que abordam a questão urbana e regional podem enviar textos para a 25° edição dos Cadernos Metrópole que tem como tema o Impacto dos Grandes Projetos nas Metrópoles. O objetivo deste número dos Cadernos Metrópole é reunir artigos que reflitam sobre os impactos dos grandes projetos na dinâmica urbana das metrópoles, o papel do Estado neste processo, sua capacidade de gerar efeitos de integração social e de contribuir na universalização do direito à cidade.

As metrópoles no Brasil e no mundo têm sido palco de grandes projetos urbanos, envolvendo a reestruturação das áreas portuárias, a revitalização das áreas centrais, a promoção de eventos esportivos, entre outros. Em geral, tais intervenções são legitimadas com um discurso fundado nos benefícios gerados para a cidade e seus cidadãos. Não obstante eventuais positividades, estamos diante de investimentos de grande escala com grande impactos sobre a dinâmica das cidades. Além disso, os grandes agentes econômicos aparecem como os principais atores nos processos decisórios em torno desses investimentos e também como seus principais beneficiários.
A Revista Cadernos Metrópole, de periodicidade semestral, tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. Trata-se de periódico dirigido à comunidade acadêmica em geral, especialmente, às áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia e Ciências Sociais. A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário