quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inscrições abertas para o programa Climate Generation

A mudança climática é o maior desafio enfrentado pela humanidade atualmente e seu impacto afetará a todos nós. O nosso papel na criação do problema é indiscutível.
O British Council acredita que os jovens são fundamentais para promover o aumento da conscientização da sociedade e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para combater as alterações climáticas. 
O programa Climate Generation foi criado para apoiar jovens ativistas do clima (Climate Champions) que sejam especialmente comprometidos e entusiasmados para liderar projetos em suas comunidades, influenciando-as através de seu exemplo.
O que é Climate Generation?
Um programa voltado para jovens ativistas que já estejam, de forma positiva, envolvidos no desenvolvimento e/ou execução de projetos que tratem de questões relacionadas às mudanças climáticas, como conscientização, adaptação e mitigação.
Com o programa Climate Generation, desenvolvido em 60 países ao redor do mundo, temos o objetivo de aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o assunto e, assim, contribuir para a mudança concreta de hábitos das futuras gerações, de forma a reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Quem pode participar?
Ativistas, alunos ou professores do ensino médio, estudantes ou professores universitários, pesquisadores, arquitetos, engenheiros, jornalistas, administradores, colaboradores de ONGs ou do governo, entre outras pessoas, que possuam atitude pró-ativa e interesse genuíno no tema e que já estejam tomando medidas positivas para combater as mudanças climáticas local, nacional ou internacionalmente.
O programa oferece oportunidades a esta nova geração de ativistas para disseminarem sua mensagem sobre mudanças climáticas em suas escolas, universidades, empresas e comunidades, locais ou internacionais.
Os selecionados terão a oportunidade de:
 Participar de treinamento sobre liderança, gerenciamento de projetos e técnicas de negociação
 Receber apoio para divulgar seu projeto localmente e na América Latina
 Fazer parte da rede de International Climate Champions do British Council e trocar conhecimento e ideias com outros ativistas de mudanças climáticas através do portal online
 Concorrer a um apoio financeiro para seu projeto. Serão oferecidas 20 bolsas em valores equivalentes a £1.000 (mil libras) cada, em toda a América Latina.
 Candidatar-se para participar de eventos nacionais e internacionais ao longo do ano, representando seu país e o programa Climate Generation, como por exemplo, na conferência do clima da Organização das Nações Unidas - COP16, que será realizada no México em 2010
O programa Climate Generation identificará, em 2010, 100 jovens líderes da América Latina e Caribe.
Para participar da seleção o candidato deve:
 Ser comprometido e entusiasmado com a questão das mudanças climáticas
 Demonstrar um sólido conhecimento e compreensão sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, assim como apresentar um histórico significativo de realizações como ativista comunitário ou de trabalho voluntário relacionado ao tema
 Expressar-se em inglês confortavelmente (desejável)
 Possuir fortes habilidades de comunicação
 Ter postura e atitudes de líder
 Estar ativamente envolvido com algum projeto local que aborde questões relacionadas às alterações climáticas, que promovam um impacto positivo e relevante em sua comunidade. Espera-se que os selecionados sejam representantes de seus projetos e comunidades durante o programa Climate Generation
 Estar disposto a se comprometer com o programa Climate Generation por um ano, no mínimo, e engajar-se nas redes e atividades relevantes não só como parte do programa, mas também além deste
 Comprometer-se a difundir as competências e conhecimentos adquiridos graças ao projeto Climate Generation em sua comunidade
Para participar, os candidatos devem se inscrever neste site até o dia 19 de julho de 2010
Como se inscrever?
1. Preenchimento do formulário de inscrição (Clique para baixar o formulário e siga as instruções)
2. Anexar ao formulário de inscrição duas cartas de referência que possam recomendar suas ações e projetos
3. Fazer upload de um vídeo de três minutos no YouTube, apresentando detalhes do projeto sobre mudanças climáticas em que você atua. Lembre-se de descrever o objetivo do projeto, suas conquistas e expectativas. Este vídeo deve ser criativo e, de preferência, em inglês. Você pode também falar em português, mas procure usar ao menos um minuto para descrever seu projeto em inglês. (Siga este link)
Os candidatos serão informados do resultado até agosto de 2010. Fique de olho neste site.
Cada candidato será avaliado pelos representantes do British Council juntamente com especialistas locais sobre mudanças climáticas. Todos os requisitos descritos acima serão levados em consideração, com ênfase no histórico individual de atuação em projetos, habilidades de comunicação, criatividade e fluência em inglês.
No Brasil, o programa Climate Generation é realizado em parceria com a Escola Parque, uma renomada instituição educacional, com forte compromisso com a responsabilidade socioambiental em todos os projetos em que atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário