sexta-feira, 4 de junho de 2010

Programa promove a qualificação de docentes de instituições federais de ensino superior

Publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 4 de junho, o novo edital do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral). A iniciativa da Coordenação de  perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como objetivo promover a qualificação docente e incentivar a cooperação acadêmica entre a pós-graduação brasileira. As inscrições vão até o dia 19 de julho.

As instituições federais de ensino superior interessadas em participar do programa devem apresentar o Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), de acordo com as regras do Prodoutoral. Poderão apresentar o Planfor as instituições que não o apresentaram, ou que não tiveram seus planos aprovados em 2009, bem como aquelas que desejarem realizar ajustes nas iniciativas vigentes.
Entre os motivos que justificam a criação do Prodoutoral, está a necessidade da formação doutoral em situações de assimetrias inter-regionais, intra-regionais e das áreas do conhecimento. O programa tem como característica, então, favorecer a mobilidade dos bolsistas durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes. Para isso, serão financiadas bolsas de doutorado no país, passagens terrestres, aéreas e diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário