quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto de extensão Direito e Cinema - filme “Memórias do Subdesenvolvimento”

O projeto de extensão Direito e Cinema, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), promove neste sábado (19) a terceira sessão do projeto com o filme “Memórias do Subdesenvolvimento”, às 14h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD. 


Quem comandará o debate será o Prof. Dr. Marco Antonio Silva, da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI). O diretor do filme, Tomás Gutiérrez Allea, produziu na década de 50 vários esquetes de humor, que eram exibidos antes das Sessões de Cinema. Por isso, às 13h50, o projeto irá exibi-las “como aperitivo”.
Segundo a sinopse do filme, “Memórias do Subdesenvolvimento: Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60” é considerado um clássico do cinema latino-americano. O mestre Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996) oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se descobre sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é chamado a percorrer as ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade, recursos da ficção e do documentário.
Informações sobre o “aperitivo”
Extras - Cinerevista [1959]: Dirigido por Tomás Gutiérrez Allea. Áudio: espanhol. Legenda: português. Exibido como um aperitivo que precedia a atração principal nas sessões de cinema em Cuba, o Cine-Revista foi produzido até a revolução de 1959. Em cerca de dez minutos, o público assistia a esquetes de humor, reportagens e notas informativas apresentados de forma dinâmica e divertida. Tomás Gutiérrez Alea foi o diretor técnico da revista entre 1956 e 1959 e chegou a realizar algumas pessoalmente. 
(Fonte: UFGD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário