quarta-feira, 7 de julho de 2010

Criado o Núcleo de Estudos em Direito do Terceiro Setor, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR

Uma palestra do renomado pesquisador alemão Claus Offe marcou nesta segunda-feira a criação do Núcleo de Estudos em Direito do Terceiro Setor, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. "Esse núcleo vai retomar e aprofundar o debate sobre questões contemporâneas referentes à democracia e o papel que o Estado, o mercado econômico e as organizações da comunidade desempenham nos processos democráticos. Foram temas que trabalhamos ao longo do primeiro semestre na pós-graduação tanto em Direito quanto em Filosofia e que serão aprofundados a partir de agora", explica o professor José Antonio Peres Gediel, coordenador da pós-graduação em Direito. 


Composto majoritariamente por associações e fundações de direito privado, o ?terceiro setor? situa-se entre o Estado e o mercado, e vem assumindo papel cada vez mais destacado no espaço social. Sua atuação é essencial tanto para a esfera privada quanto para o setor público, razão pela qual há hoje, em território nacional, cerca de quinhentas mil instituições componentes do ?terceiro setor?. O Núcleo de Estudos será coordenado pelo professor Manoel Eduardo Camargo e Gomes. 


Após a instalação do Núcleo, em sua palestra sobre "Sociedade Civil e Ordem Social", o professor Claus Offe destacou que as mudanças só podem ser feitas com a cooperação de vários atores sociais. Nessa perspectiva, ela esmiuçou o papel do Estado, da comunidade e do mercado econômico como forças prioritárias das transformações, com seus direitos e obrigações. 



CLAUS OFFE


Claus Offe foi professor nas universidades de Harvard e de Frankfurt, onde também atuou ao lado de Habermas, no Instituto de Pesquisa Social.  Ele se dedica aos estudos nas áreas de teoria democrática, Estado, políticas públicas, mercado de trabalho, dilemas econômicos, sociais e políticos do pós-comunismo. Atualmente, é professor de sociologia política na Hertie School of Governance, em Berlim. 


Desde suas atividades como pesquisador assistente no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, junto com Jürgen Habermas, as contribuições teóricas de Offe estão intimamente ligadas à tradição de pensamento conhecida pelo nome de Teoria Crítica, ou "Escola de Frankfurt". Juntamente com Habermas, ele é cotado entre os principais nomes da "segunda geração" dessa tradição, seguindo-se àquela de Adorno, Horkheimer e Marcuse. 


De grande extensão e profundidade, a obra de Offe se estende por diferentes áreas da teoria social. O pesquisador procurou desde suas primeiras obras compreender o funcionamento do Estado de bem-estar social no contexto do capitalismo tardio, enfatizando os mecanismos de seletividade institucional, derivados das estruturas de classe e responsáveis por exercer pressão para excluir temas relevantes da esfera pública política. Por outro lado, foi um dos primeiros teóricos a identificar os problemas socioeconômicos que levariam à crise do citado Estado de bem-estar social, bem como a criticar as soluções neoliberais.


INSCRIÇÕES


Estudantes de pós-graduação e graduação da UFPR poderão participar do Núcleo de Estudos em Direito do Terceiro Setor, inscrevendo-se a partir de agosto no site da Pós-Graduação em Direito. Mais informações estão disponíveis emwww.ppgd.ufpr.br ou pelo fone 3310-2685 ou 3310-2739.
Fonte: http://www.diariopopularpr.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário