terça-feira, 20 de julho de 2010

Cursos de mestrado e doutorado são avaliados


Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes   
Segunda, 19 de Julho de 2010 12:20
Começaram nesta segunda-feira, 19, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, as atividades da Avaliação Trienal 2007-2009 da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Cerca de 900 consultores ad hoc analisarão o desempenho de aproximadamente 2.900 programas de pós-graduação (4.300 cursos) de todo o país.
A finalidade deste processo é avaliar a pós-graduação brasileira, com atribuição de conceitos. Os resultados fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.


O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, durante a abertura das atividades disse que a avaliação da pós-graduação brasileira é um trabalho reconhecido dentro e fora do país. “Tenho convicção que o modelo que está sendo desenhado ao longo dos anos é o mais rigoroso possível”.
Guimarães disse ainda que com o aumento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, e com as propostas que estão sendo feitas no âmbito da Comissão Nacional responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, provavelmente esta será a última avaliação no formato atual. “As mudanças com certeza serão no sentido de aperfeiçoar o modelo que vem sendo desenvolvido nas últimas décadas”, explicou. Conceitos
A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância à concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais.
Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que reprovam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.
O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados de mestre e doutor.
As atividades da Avaliação Trienal vão até dia 14 de agosto. Os resultados deverão ser divulgados no dia 13 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário