sexta-feira, 2 de julho de 2010

Programa de bolsas de estudo no Canadá

Bolsas de Estudo no Canadá
Programa Entendendo o Canadá
Processo seletivo 2010-2011
Cinco modalidades de bolsas são oferecidas 
A Embaixada do Canadá tem a satisfação de divulgar informações sobre o processo seletivo 2010/2011 para as bolsas de estudo do  Programa Entendendo o Canadá: Estudos Canadenses, destinadas às áreas de ciências sociais e humanas, particularmente às disciplinas que favoreçam estudos sobre a sociedade e as instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil.

Há cinco modalidades de bolsas: 
1ª) Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program - FRP / Bourse de Recherche Brésil - BRB) visa apoiar professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.
2ª) Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program - FEP / Bourse de complément de spécialisation - BCS) - tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina.  
Para ambos os programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal no valor de $900 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas. 
3ª) Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award - DSRA / Bourses de recherche de doctorat - BRD) tem por objetivo promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e fomentar a pesquisa sobre temas canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e uma subvenção mensal de $1.200 dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de $300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.
O prazo para apresentação de candidaturas a esses três primeiros programas encerra-se em 14 de novembro de 2010.
4ª) Bolsa Canadá - América Latina - Caribe (Canada - Latin American - Caribbean Awards - CLACA / Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes - BCALC) - visa apoiar pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos, contribuindo, assim, para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região.
5ª) Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages - IRL / Réseaux internationaux de recherche RIR) - favorece a colaboração internacional e o apoio a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.
O prazo para apresentação de candidaturas a esses dois últimos programas  encerra-se em 24 de novembro de 2010.
Instruções comuns a todos os programas:
  • os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá;
  • o dossiê de candidatura deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês;
  • o dossiê de candidatura deve ser apresentado em cinco vias.
As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis no sítio www.iccs-ciec. ca.
Só serão consideradas as candidaturas que atenderem aos pré-requisitos dos programas.
Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:
Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
SES - Quadra 803  Lote 16
70410-900 Brasília, DF
Para informações adicionais, favor contatar:
 Embaixada do Canadá
 Assessoria para Assuntos de Educação
academic.bsb@ international. gc.ca ou academique.bsb@ international. gc.ca
Tel. (61) 3424-5400 ou 3424-5454 R: 3261
 Assessoria de Imprensa
imprensa.bsb@ international. gc.ca  

Nenhum comentário:

Postar um comentário