sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chamada de artigos e Seminário "Desafios à ecologia política na América Latina: sustentabilidade, aceleração do crescimento e segurança estratégica"


Que será realizado no I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Conosur – Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, a ser realizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, nos dias 5, 6 e 7 de Maio de 2011, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, Campus Pelotas.

COORDENADORES:
1)      Dr. Fernando Estenssoro, Chile, Fernando.estenssoro@usach.cl - USACH
2)      Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo, Brasil, Luiz.bonesso@gmail.com - UFSM
3)      Dra. Mirka Seitz, Argentina, mirkaseitz@fibertel.com.ar - UBA
4)      Dr. Jerônimo Siqueira Tybusch, Brasil, jeronimotybusch@yahoo.com.br – FAPAS
5)      Ms. Vinícius Garcia Vieira, Brasil, vigarciavieira@gmail.com - UFSM
CONVOCATÓRIA:
Cada vez mais se faz necessária a compreensão da problemática ambiental no mundo globalizado. As percepções acerca do Meio Ambiente enquanto recursos geológicos e biológicos, bem como construção social, cultural, econômica e política são fundamentais para a manutenção das presentes e futuras gerações. A agenda transnacional da atualidade incita a governabilidade para um comportamento de produção e consumo racionais que consiga dirimir impactos negativos aos recursos naturais. A técnica em todas as áreas deve ser uma aliada instrumental para a preservação e manutenção de todas as espécies de seres vivos e ecossistemas. Para tanto, é imprescindível operar transformações inovadoras que permitam a politização das novas tecnologias envolvidas no processo. Diversos países da América Latina enfrentam a problemática do convívio, em suas políticas de governo, com a destacada perspectiva da aceleração do crescimento simultaneamente com a necessidade global da sustentabilidade ecológica orientar esses processos. Temáticas como Biotecnologias aplicadas à Agricultura, Biodiversidade e seus valores econômicos e culturais, Política Estratégica Global para uma Matriz Energética Sustentável e Mudanças Climáticas são debates que transcendem a exclusiva agenda dos Estados Nacionais. Porém, a atuação neste cenário deve considerar perspectivas multidisciplinares de segurança estratégica e geopolítica capazes de observar os jogos de poder oriundos desta nova realidade política mundial onde o equilíbrio entre o local o global são necessários para uma real e concreta governança. Assim, esta convocatória objetiva possibilitar debates acerca das seguintes observações na América Latina da Atualidade: 1) Ecologia Política, Geopolítica e Segurança Estratégica; 2) Sustentabilidade e Aceleração do Crescimento; 3) Pós-Colonialidade e Sociobiodiversidade; 4) Governança Global e Biodiversidade; 5) Matriz Energética Sustentável; 6) Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Convoca-se, portanto, todos os acadêmicos (as) interessados (as) em análises multidisciplinares desta proposta para que enviem seus resumos e participem do Simpósio
RESUMOS:
Enviem seus resumos para os e-mails dos coordenadores respeitando as seguintes orientações: 1) Os resumos devem ser redigidos com 10 a 15 linhas de extensão; 2) O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5; 3) A fonte indicada para redação é Times New Roman, tamanho 12; 4) Deve estar indicado no resumo o (s) nome (s) do (s) autor (es), instituição de origem, titulação e título do trabalho; 5) O texto pode ser enviado nas línguas portuguesa ou espanhola; 6) O trabalho deve ter no máximo dois autores; 7) O prazo máximo para envio é 28/02/2010.
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.dialogosenmercosur.org/ Ver ícone “Convocatórias” no canto esquerdo da página.

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostaria de te parabenizar, adoro seu blog, super atualizado, venho sempre aqui.
    Mt obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir