sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Chamada para Publicação de Artigos para a Revista Meritum (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Brasil) para edições de jan/jul e ago/dez 2011

O Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC apresenta à comunidade acadêmica a Revista Meritum, com a finalidade de oferecer novos e diversificados enfoques de ambientes jurídico e domínios afins, bem como da intrínseca relação do Direito com a sociedade em efetivo exercício da democracia. Por esta revista, a FUMEC se torna interlocutora nesse relevante debate, também se posicionando como mediadora e disseminadora científico-interdisciplinar das idéias nela veiculadas.
 A cada seis meses a Meritum publica artigos científicos inéditos cuja qualidade é auferida por pareceridas através do sistema “duplo blind peer review”, promovida por integrantes de sua Comissão Editorial. Desta forma, a aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial.
 Os artigos encaminhados para publicação na revista Meritum deverão considerar as seguintes observações:
• Os artigos deverão se adequar à linha editorial da revista Meritum (Estado Democrático de Direito e efetivação de direitos). Neste caso o trabalho enviado será avaliado por pareceristas membros da Comissão Editorial segundo o sistema duplo “blind peer review”. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas de acordo com a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores receberão, se for o caso, comunicação relativa aos pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, junto aos quais também é mantido o sigilo em relação aos nomes dos articulistas.
• Serão aceitos somente artigos inéditos. Caso os trabalhos tenham sido divulgados de qualquer maneira (palestra, comunicação, etc.) pede-se que esse fato seja registrado na mensagem de envio do material através do correio eletrônico da revista (revistameritum@fumec.br), com cópia para a coordenação (flaviaavila@fumec.br).
• O texto deverá compreender entre 15 e 25 laudas, fonte Times 12, espaçamento 1,5. As citações recuadas (mais de três linhas) devem ser escritas em corpo 10 e espaço simples. O texto deve ser salvo em arquivos de versões recentes do programa Word.
• Deve haver a indicação de autores, titulação e instituição à qual se vinculam. Os artigos enviados para avaliação devem ser acompanhados de uma declaração que autorize sua publicação na Revista Meritum. Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
 • Para trabalhos de mais de uma autoria deverá ser informada a ordem de apresentação dos articulistas. Deve haver indicação de contato eletrônico dos autores a ser publicado junto ao artigo, acompanhado de um mini-currículo do(s) autor(es), incluindo telefone e endereço, para o envio de até 3 (três) exemplares da revista, em caso de publicação.
 • Resumo na língua de origem do artigo de até 200 palavras e indicação de até cinco palavras-chave. Para artigos escritos em outras línguas, a Meritum se responsabiliza em traduzi-los, inclusive no que diz respeito a resumos e palavras-chave.
 • As citações e as referências deverão ser indicadas em notas de rodapé através da enumeração do Autor, obra, tradução (se houver), local, editora, ano e página. Pede-se para que não se use o tipo de referência autor-data.
 • A Comissão Editorial da Meritum se reserva o direito de efetuar, nos artigos originais que forem selecionados para publicação, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais dos artigos não serão enviadas aos autores
 • As referências bibliográficas deverão ser indicadas ao final do artigo segundo normas da ABNT. Sugere-se consultar: NBR 6022; NBR 10520; NBR 12256; NBR 5892; NBR 6028 e 6024.
 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es).

Nenhum comentário:

Postar um comentário