domingo, 27 de fevereiro de 2011

Convocatoria Revista Jus Scriptum

O Núcleo de Estudantes Luso-Brasileiro - N.E.L.B., vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem como um de seus objetivos o incentivo à produção de estudos jurídicos. Nesta linha, desde 2005 edita a revista científica Jus Scriptum, que teve como seu primeiro Editor o Dr. Guilherme Guimarães Feliciano. Mencionado periódico, em todas as suas edições, reuniu trabalhos de reconhecidos mestres da Ciência do Direito, com temas de grande relevância para o desenvolvimento desta seara.
O prazo limite para encaminhamento dos artigos é 15 de abril de 2011. Artigos remetidos a partir deste período serão considerados apenas para a seleção da edição seguinte. 

A atual gestão do N.E.L.B., presidida por Alessandra M. Machado, irá manter a seriedade e qualidade da revista criada por seus antecessores, contudo com algumas profundas modificações.
No aspecto formal, a principal mudança surge a partir da parceria com a Editora Juruá (com sede no Brasil e em Portugal), que agora publicará a Jus Scriptum. Este fator, que muito nos orgulha, acarretará uma melhor apresentação visual e um maior alcance na distribuição.
Já no que remete ao conteúdo, a mutação se dará em razão de uma ousada opção que norteará as próximas edições da Jus Scriptum: todos os artigos publicados neste periódico serão inéditos e exclusivos.
Estamos cientes da maior dificuldade em se receber trabalhos com esse compromisso (de ineditismo e exclusividade), porém aceitamos o desafio de levar essa meta adiante, por acreditar no valor agregado à escolha. E foram três fatores que nos levaram a esta posição: 1) a necessidade de manter uma revista diferenciada; 2) a ciência de que o ponto de fraqueza na distribuição de outras revistas se encontra justamente na possibilidade de buscar os mesmos artigos em outras mídias, inclusive na internet; e 3) o compromisso de vários professores, de carreiras reconhecidas e notórios conhecimentos, que apoiam a idéia e já começaram a remeter artigos da mais alta qualidade.
Assim, com o mesmo júbilo e indisfarçável expectativa que contaminaram os integrantes do N.E.L.B. em 2005, aguardamos as contribuições de todos os interessados em publicar seus trabalhos na Jus Scriptum, em conformidade com as regras que seguem abaixo.

JOSÉ CLÁUDIO CARNEIRO FILHO
Diretor Científico do N.E.L.B. e Editor da Revista Jus Scriptum


 Os trabalhos enviados para publicação na Jus Scriptum deverão observar as seguintes regras:
1. Os trabalhos deverão ser redigidos em português, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 laudas (com referências bibliográficas inclusas), e portar a devida revisão gramatical. Excepcionalmente, de forma justificada, serão publicados textos com extensão menor ou maior do que as sugeridas, ou escritos em outro idioma, a critério do editor;
2. Em documento apartado, o autor fará constar o título do trabalho, seu nome completo, e de co-autore(s), se houver, endereço(s), telefone(s), email(s), situação(ões) acadêmica(s), título(s), instituições às quais pertença(m) e a principal atividade exercida;
3. Os trabalhos deverão ser remetidos para o endereço eletrônico nelb@fd.ul.pt, com cópia para revistajusscriptum@gmail.com. O autor deverá encaminhar no mesmo email a Declaração de ineditismo e exclusividade (modelo ao final deste edital), devidamente preenchida, assinada e digitalizada.
4. O corpo do texto terá fonte Times New Roman, corpo 12; margem superior 3,5 cm, margem inferior 2,5 cm, margem esquerda 4,0 cm, margem direita 2,0 cm, rodapé 1,45 cm; espaçamento um e meio entre linhas e antes e depois de parágrafos, 6 pt; em tamanho A4;
5. As notas de rodapé de página devem obedecer à mesma fonte do texto, corpo 10; recuo de 5 cm; parágrafo 6 cm, sem espaçamento entre linhas; numeração progressiva;
6. A citação deverá obedecer à mesma fonte do texto, espaçamento simples entre as linhas, corpo 10; recuo 5cm;
7. As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
8. No início do artigo constará o título do trabalho, nome do autor (com nota de rodapé indicando titulação acadêmica, eventual vinculação no magistério e ocupação profissional), resumo – entre 100 e 300 palavras, palavras-chave, abstract, keywords e sumário;
9. A remessa ou publicação dos trabalhos não implicará qualquer remuneração a seus autores. Os direitos autorais são cedidos para o N.E.L.B.;
10. Cada autor de artigo publicado terá direito a um exemplar daquela edição da Revista Jus Scriptum.
11. O editor da Revista reserva-se o direito de adequar o artigo às normas disciplinadas pela ABNT, caso seja necessário.
12. A responsabilidade quanto às opiniões e conceitos emitidos nos artigos publicados é do respectivo autor ou autores;
13. O artigo será submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Jus Scriptum e a publicação do mesmo dependerá de parecer favorável do Conselho.
14. O prazo limite para encaminhamento dos artigos é 15 de abril de 2011. Artigos remetidos a partir deste período serão considerados apenas para a seleção da edição seguinte.

Anexo
DECLARAÇÃO
Eu, _______________________________________________(nome e qualificação do autor), declaro que o artigo intitulado “_____________________”, que segue em anexo, é de minha autoria, e inédito. Ainda, comprometo-me a não publicar este artigo em qualquer outro meio, impresso ou digital, mantendo a exclusividade para a Revista Jus Scriptum, caso o mesmo seja por esta aceito e publicado.
ASSINATURA DO AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário