sexta-feira, 25 de março de 2011

Conselho Superior delibera sobre renovação dos Coordenadores de Área


O processo de renovação dos Coordenadores de Área da Capes, iniciado no final de 2010 por meio de consulta aos programas de pós-graduação bem como às associações e sociedades científicas e de pós-graduação, teve continuidade no dia 15 de março durante reunião do Conselho Superior, realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Considerando o término de mandato dos atuais coordenadores, as características de algumas áreas e as necessidades de reestruturação ou criação de novas, o Conselho decidiu que, neste momento, o mecanismo de "comitês de busca" será aplicado nas seguintes das atuais áreas: Ciências Biológicas I; Ecologia e Meio Ambiente; Enfermagem; Administração; Arquitetura e Urbanismo; Direito; Educação; Letras e Lingüística; Ensino de Ciências e Matemática; Medicina I e Medicina II.

Como previsto no estatuto, é atribuição do Conselho, considerando as indicações advindas da consulta, elaborar listas tríplices a serem submetidas ao presidente da Capes para escolha e nomeação, por um período de três anos, dos novos Coordenadores de Áreas.
O início dos procedimentos de escolha dos consultores científicos para fins do assessoramento ocorreu com a publicação da Portaria nº 207 de 22 de outubro de 2010. O artigo 11 e seus parágrafos prevêem a possibilidade do Conselho Superior estabelecer comitês assessores ad hoc. Na reunião do dia 15, o Conselho Superior decidiu, então, que estes comitês assessores ad hoc se dariam na forma de comitês de busca e que, de agora em diante, tal procedimento será usado nos episódios de renovação dos coordenadores.
O Conselho Superior também decidiu por delegar ao presidente da Capes a escolha "ad-referendum" de nomes para comporem os comitês de busca das áreas mencionadas, e proceder com o trabalho dos mesmos.
Para as demais 35 áreas foram elaboradas as respectivas listas tríplices. No momento os três docentes de cada lista estão recebendo um ofício informando do fato e solicitando que o indicado declare que no caso de ser escolhido aceitará ser o Coordenador de Área. Assim que ocorra tal confirmação por parte dos indicados, as listas serão submetidas ao presidente da Capes para escolha e nomeação do respectivo Coordenador.
Fonte: Imprensa da CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário