terça-feira, 12 de abril de 2011

Chamada de artigos da Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura


O Instituto Henfil de Promoção e Acesso ao Ensino e à Cultura convoca alunos e professores das Instituições de Ensino Superior para a apresentação de artigos, ensaios e resenhas para serem publicados na Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura, edição de Maio de 2011.
A Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura é uma publicação bimestral do Instituto Henfil, orientada especialmente aos alunos do ensino médio e de curso pré- vestibulares, com o objetivo de fornecer‐lhes informação qualificada sobre artes, cultura, atualidades, política nacional e internacional, meio ambiente, geopolítica, economia, saúde pública, ciências e temas relacionados à dinâmica da sociedade, sobretudo os relacionados ao pilar “aprender a conviver“, proposto pela ONU, no documento “Educação: um tesouro a descobrir” (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=
14470) , como um dos pilares para a educação, que possam auxiliá‐los em vestibulares e no
Enem (exame nacional do ensino médio).
Poderão ser apresentados trabalhos no formato de artigos e ensaios, conforme as definições estabelecidas no ANEXO I, que é parte integrante do presente edital. Todos os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Glocal – Painel de
Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura, revista de atualidades do Instituto Henfil, que poderá
aprová‐los ou sugerir alterações para assegurar a consonância dos requisitos formais do trabalho com as normas para apresentação.

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
I. A revista solicita o envio de artigos, resenhas e ensaios escritos em língua portuguesa e/ou inglesa e/ou espanhola. Os temas são: artes, cultura, atualidades, política nacional e internacional, meio ambiente, geopolítica, economia, saúde pública, ciências e temas relacionados à dinâmica da sociedade.
II. Todos os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente em formato eletrônico para o endereço revista@cursinhohenfil.org.br.
III. Apenas serão aceitos os trabalhos enviados até o dia 15 de abril de 2011. Não há limite de texto por autor.
IV. O corpo da mensagem deverá conter uma FICHA DE INSCRIÇÃO com os seguintes campos:
a) Título do Trabalho;
b) Área temática;
c) Nome completo do autor;
d) Endereço residencial;
e) Documento de Identidade (RG, órgão e data da emissão);
f) Telefones para contato;
g) Vinculo institucional;
h) Titulação; e
i) Pseudônimo para a publicação (quando a for o caso).
As informações prestadas pelos autores serão utilizadas apenas para fins cadastrais e para a elaboração de contrato, caso os trabalhos sejam aprovados para publicação. O Conselho Editorial se compromete a manter sob rigoroso sigilo todas as informações prestadas pelos autores.
V. Caso o autor opte pela utilização de pseudônimo para fins de publicação, deverá mencioná‐lo explicitamente na FICHA DE INSCRIÇÃO no corpo da mensagem.
VI. Os textos deverão ser encaminhados em arquivo Microsoft Word, com extensão “.doc”. Os trabalhos deverão seguir as seguintes especificações: página formato A4; margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm; fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com mínimo de 3.900 (três mil e novecentos) e máximo de 4.400 (quatro mil e quatrocentos) caracteres, contados os espaços. O Conselho Editorial da revista enviará correspondência eletrônica confirmando o recebimento dos trabalhos e a lista final para todos os inscritos com a relação de todos os trabalhos selecionados.
VII. Aos trabalhos publicados será paga a quantia de R$ 300,00 (Trezentos Reais) a título de ajuda de custo.
VIII. O encaminhamento de trabalhos na forma prevista no presente edital implica na concordância do autor com as disposições nele contidas. O autor deverá zelar pela correção de possíveis erros de português antes de submeter o artigo à revista.
IX. Não serão aceitos artigos e contribuições que não atendam as configurações propostas no presente edital. A revista explicitará em sua edição que o conteúdo e a exatidão das referências, a originalidade e outros aspectos relacionados à legalidade das informações publicadas são da exclusiva responsabilidade dos autores.
X. Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial da Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura

Mauá, 13 de outubro de 2010
Conselho Editorial da Revista de Atualidades do Instituto Henfil
Instituto Henfil de Promoção e Acesso ao Ensino e a Cultura

ANEXO I
Serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura, revista de atualidades do Instituto Henfil, os trabalhos enviados para avaliação que se enquadrem nas seguintes categorias:
1.1‐ ARTIGOS: Produção em formato texto que, em geral, apresente o pensamento do autor acerca de um assunto ou tema específico, a síntese de estudo ou pesquisa científica ou, ainda, que trate de algum aspecto da vida cotidiana que contribua com a formação escolar e com a preparação do aluno secundarista para o vestibular e para o exame nacional do ensino médio (ENEM). Será assegurada a preferência aos textos em formato jornalístico e coloquial, com abordagens atemporais, que tenham maior vida útil.
1.2‐ ENSAIOS: Produção em formato texto, de caráter literário, situado entre o poético e o didático, que expresse o pensamento do autor de forma mais livre e breve, expondo idéias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de um tema. Consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo, sem que esteja pautado sem formalidades de caráter dedutivo ou científico. Sua forma é livre e assistemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário