segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chamada de Trabalhos Científicos para a Revista SER Social - "Política Social e Direito à Educação"


Tendo em vista a publicação do v. 13. n. 29 de 2011 (julho a dezembro), da  Revista SER Social do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB (Mestrado e Doutorado), cujo tema é “Política Social e Direito à Educação”, vimos solicitar sua valiosa colaboração na divulgação e envio de artigo(s) de sua autoria ou co-autoria.
A Revista SER Social possui Conselho Editorial interdisciplinar, de composição nacional e internacional, é classificada no Estrato B1 do Sistema Qualis Periódicos da Capes/MEC, está indexada no Latindex, Geodados e ROMEU se encontra em circulação  há onze anos, sob o ISSN 1415-6946. A partir de 2009 passou a ser  disponibilizada também em formato digital, com o ISSN 2178-8987, podendo ser acessada no website http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social

A temática central do Número 29 da SER Social visa suscitar análises sobre a relação entre a  Política Social e o Direito à Educação, entendendo a educação como um  direito social conforme indicado no artigo 6to. da Constituição Federal de 1988. O tema deve ser abordado criticamente, podendo as análises ser  gerais ou particulares dos níveis, esferas e modalidades da educação  formal, tendo em vista o conjunto de âmbitos e sujeitos envolvidos neste processo, bem como as temática transversais pertinentes.
A educação formal é compreendida como parte de uma complexa trama que, na tessitura da  relação Estado/Sociedade, reúne elementos não apenas cognitivos ou  propriamente pedagógicos, mas elementos econômicos (distribuição de bens simbólicos que operam posteriormente como chaves para a inserção no  mercado de trabalho capitalista e para o consumo dos bens materiais),  elementos culturais (reconhecimento dos bens simbólicos que merecem ser  conservados, distribuídos e certificados), e elementos políticos  (estabelecimento de mecanismos de exclusão total e de inclusão  excludente, seleção “meritocrática” de lideranças). Assim, acreditamos  que a garantia de tal direito significará necessariamente uma ação  educativa que perpasse diferentes áreas do conhecimento científico.
Outro fator importante neste processo é a mobilização e manifestação dos  profissionais do serviço  social que, em conjunto com psicólogos, lutam  pela a aprovação do Projeto de Lei 060/2007. O projeto visa estabelecer a obrigatoriedade da inserção de assistentes  sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica, objetivando a constituição de equipes multiprofissionais nas escolas. A aprovação do  projeto implicará no surgimento de um campo amplo para atuação do  Serviço Social, e trará a possibilidade de maior intervenção deste  profissional em conjunto com outros profissionais numa nova política social de educação.
Todavia, além de trabalhos sobre a temática específica do v.13. n. 29, poderão ser enviados, em fluxo contínuo, artigos para publicação sobre temas livres, desde que pertinentes ou afins à política social.
Podem ser enviadas para publicação ainda resenhas críticas de livros relacionados ao campo temático da revista, publicado nos últimos dois anos, com, no  máximo, 10.000 caracteres. Os autores devem encaminhar à Secretaria da  Revista uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.
As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 30 de julho de 2011 e se pautarem pelas Normas para Publicação da Revista. Os arquivos com  os trabalhos devem ser enviados por meio do portal eletrônico da Revista -http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social, sendo necessário o  cadastramento prévio como autor/a.
O Termo de Cessão de Direitos Autorais e a Declaração de Responsabilidade devem ser enviados, assinados, por fax ou correio postal. Informações  detalhadas a respeito das Normas para Publicação, Termo de Cessão de  Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade, podem ser  encontradas em http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social.
Arquivos de texto, imagens e ilustrações, devem ser gravados em CD/DVD e encaminhados por meio postal para o endereço:
 Departamento de Serviço Social UnB, ICC Norte – Mezanino - Campus 
Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70919-970 – Brasília DF - Brasil. 
Telefones para contato: (61) 3307-2290, Fax (61) 3273-7536. E-mail: 
sersocial@unb.br . A editora responsável pela Revista – Profª. Dra. Rosa 
Helena Stein – pode ser contatada via correio eletrônico: stein@unb.br .
 Atenciosamente,
Profª. Dra. Rosa Helena Stein
Editora Responsável – SER Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário