terça-feira, 24 de maio de 2011

Chamada de artigos da Revista Brasileira de Ciência Política




A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para seus três próximos números (7, 8 e 9), que trarão dossiês sobre “Aborto”, “Carreira Política” e“Democracia e desigualdades”, conforme ementas abaixo.
Além dos dossiês, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas.
7 – Aborto
O dossiê visa discutir o direito ao aborto como questão política. Está aberto a artigos que abordem, entre outros, aspectos como a constituição do ambiente da polêmica, as relações entre corpo e cidadania, entre religião e política, entre gênero e sexualidade e entre política e moral ou os desafios que o aborto coloca às políticas públicas de saúde. Também são bem vindas vinculações do tema do aborto aos problemas da justiça, da democracia e da autonomia individual.
Prazo para envio dos artigos: 15 de setembro de 2011.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2012.
8 - Carreira Política
O dossiê abarca temáticas como ambição política, recrutamento partidário, seleção de candidaturas, determinantes de classe ou gênero, estrutura da carreira política, padrões de trajetória dos integrantes do executivo e do legislativo, formação do capital político e metamorfoses na composição das elites políticas. Está aberto a estudos de caso, análises comparadas e discussões teóricas.  
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2012.
A edição deve ser lançada em junho de 2012.
9 - Democracia e desigualdades
O dossiê discutirá os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pela desigualdade social, observando em particular as clivagens de classe, raça e gênero. Destacam-se, entre outros, quatro conjuntos de problemas: as distinções entre o público e o privado e seu impacto sobre as oportunidades de participação política dos indivíduos; as desigualdades materiais e os limites para o aprofundamento das democracias; a estrutura atual do campo político e os constrangimentos à participação e à ocupação de posições centrais por integrantes de grupos subalternos; os limites para a autonomia dos indivíduos e a formação social das preferências nas sociedades liberais contemporâneas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012.
A edição deve ser lançada em outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário