terça-feira, 24 de maio de 2011

Palestra sobre "Sensibilidade Juridica e Diversidade Cultural"


O Grupo de Pesquisa Multiculturalismo e Interculturalidade (Laboratório de Políticas Multiculturais e Interculturalidade) convida para a Palestra: "Sensibilidade Juridica e Diversidade Cultural".
Palestrante convidado: Professor Daniel Schroeter Simião (DAN-UnB)
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e mestre em Antropologia Social pela UNICAMP, é atualmente professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), onde atua na graduação em ciências sociais e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Realiza pesquisas nas áreas de antropologia urbana, gênero, antrpologia do direito e da política, possuindo diversos artigos publicados nas áreas, uma coletânea organizada, além de diversos capítulos de livros no Brasil e no exterior. Integra o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC) e mantém colaboração com o Núcleo de Estudos de Populações Tradicionais e Quilombolas (NuQ) da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Data: 25 de maio, 14:30 no CEPPAC.
Laboratório de Políticas Multiculturais e Interculturalidade é coordenado pela professora Simone Rodrigues, é um fórum de discussão e pesquisa que foca na necessidade de pensar as relações entre grupos hegemônicos dominantes e as minorias étnicas e culturais, tradicionalmente submetidas ao abandono, à discriminação, à segregação e ao extermínio, não só no plano econômico, político, cultural, mas também no jurídico. A pesquisa se desdobrará em discussões que enfatizarão a interdisciplinaridade e temas relativos ao reconhecimento de novas autoridades judiciais para a solução de controvérsias, aos processos de reivindicação de direitos, principalmente por meio de movimentos sociais, à relação do Estado com grupos de migrantes estrangeiros, ao reconhecimento da autonomia cultural, territorial e administrativa de grupos etnoculturais, aos impactos dos processos de colonização e o colonialismo interno e outros temas relacionados ao continente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário