terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto “Universitários pela Paz 2011” UFRJ-ONU


Estão abertas, entre os dias 17 e 28 de Maio de 2011, as inscrições para o Projeto “Universitários pela Paz 2011”, que, em sua quarta edição, terá como tema “Etnia, Raça e Gênero”.
O Projeto é uma parceria da UFRJ com a ONU, por meio de seu Centro de Informações (UNIC Rio), localizado no Rio de Janeiro, a partir de um programa já existente naquela organização, denominado “Voluntários pela Paz”. Seu principal objetivo é o de preencher uma lacuna existente na formação dos estudantes brasileiros em relação ao conhecimento da Organização mundial no país.

Os alunos da UFRJ (graduação e pós-graduação), e de outras instituições de ensino superior terão a oportunidade de participar de um projeto multidisciplinar e inovador, que tem por objetivo, anualmente, discutir questões internacionais contemporâneas.
A inscrição é feita exclusivamente pelo site http://escoladapaz.nce.ufrj.br/. Serão selecionados 50 (cinquenta) participantes. Outras Informações pelo email universitariospelapaz@gmail.com
No ano de 2011, Ano Internacional do Afrodescendente, o projeto tratará das questões de Etnia, Gênero e Raça, numa abordagem interdisciplinar e abrangente,apresentando os temas centrais, seus problemas e propostas de solução a partir de programas das Nações Unidas e dos Estados nacionais.
De forma inovadora, o projeto será desenvolvido em quatro etapas, ao longo do segundo semestre de 2011, nas quais o aluno terá contato com as questões por meio de eventos e palestras para, ao final, desenvolver um projeto individual sobre um dos temas abordados.
1ª. Etapa – Participação no II Colóquio Internacional de Direitos Humanos da FND/UFRJ, em junho de 2011
2ª. Etapa – Curso de Capacitação, que será realizado no mês de julho de 2011, pela manhã, na Sede do UNIC-Rio, no Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro-RJ
3ª. Etapa – Elaboração e execução dos projetos – de agosto a dezembro de 2011
4ª. Etapa – Colóquio de encerramento – 1o. semestre de 2012
O aluno selecionado para participar do projeto deve cumprir as tarefas designadas (assistir palestras, ser aprovado nas avaliações e desenvolver projeto de atividades) a fim de obter o Certificado emitido pelo UNIC Rio de “Voluntário da ONU”.
Público-Alvo
Estudantes Universitários
Organização
Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ – www.ladih.org
Cronograma
- inscrições: de 17 a 28 de Maio de 2011
- divulgação dos resultados do processo seletivo – até 03 de Junho de 2011
Local do Curso em Julho de 2011
Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC Rio
Palácio Itamaraty
Av. Marechal Floriano, 196 – Centro, Rio de Janeiro-RJ
Coordenação
Vanessa Batista (FND/UFRJ), Luciana Boiteux (FND/UFRJ) e Leonardo Valente (NEI/UFRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário