quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Abertas as inscrições para o mestrado gratuito da UNINOVE - SP



O Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, aprovado na 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior, realizada entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2011, tem como proposta central a formação de futuros docentes pesquisadores na área de Direito, com ênfase em “Justiça, Empresa e Sustentabilidade”.
O Programa de Mestrado em Direito oferece 20 (vinte) vagas regulares.
As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro, no site UNINOVE.

Os diferenciais desse Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE podem ser sintetizados assim: (1) o perfil do egresso do curso, que tem como objetivo formar professores pesquisadores com capacidade de reflexão crítica sobre a educação jurídica, colaborando para a melhoria de sua qualidade em nosso país na área de concentração Justiça, Empresa e Sustentabilidade, (2) a política da instituição quanto à gratuidade integral do curso de mestrado, permitindo ao mestrando uma dedicação integral ao Programa e às atividades correlatas e programadas para serem realizadas pelo aluno durante o curso (v.g. estágio de docência, participações em congressos e seminários).
Deve-se registrar, além disso, que a criação de um Programa de Mestrado em Direito concentrado, fundamentalmente, no estudo da justiça e da empresa sob a ótica da sustentabilidade responde a uma necessidade atual e, pode-se dizer, universal. Com a pesquisa e a prática da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade oferecidas pela proposta, o discente obterá uma visão ampla das interfaces da área de conhecimento, sempre sob o enfoque da sustentabilidade. Poderá, então, contribuir com a comunidade científica e a sociedade em geral, mediante a adoção de soluções adequadas para conflitos inusitados, com os quais as perspectivas tradicionais sobre o direito se têm mostrado incapazes de lidar.
O novo contexto social contemporâneo traduz um impacto cultural, econômico, social e ambiental, exigindo do meio acadêmico uma rápida evolução quanto aos paradigmas, possibilidades e problemas. Cabe fazer uma reflexão coerente e madura sobre tais acontecimentos, com a finalidade de apresentar soluções, levando-se em conta nesse tripé – econômico, social e ambiental – a sustentabilidade. Daí a importância e atualidade deste Programa, cuja área de concentração está sustentada nas linhas de pesquisa: “Justiça e o Paradigma da Eficiência” e “Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário