segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Chamada para a conferência - O papel da América Latina no Direito Internacional Econômico

Red Latinoamericana de Derecho Económico Internacional

A Red Latinoamericana de Derecho Económico Internacional (Red), as Universidades Federais do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Paraíba, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o Centro Universitário de Brasília, com o apoio da Society of International Economic Law (www.sielnet.org), lançam a chamada de artigos para a Terceira Conferência Bianual da Red, sobre "O papel da América Latina no Direito Internacional Econômico", a ser realizada entre os dias 22 e 24 de outubro de 2015, em Porto Alegre-RS, Brasil.


PRAZO PARA O ENVIO DE PROPOSTAS:
8 de março de 2015


PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:
31 de março de 2015


ENVIO DOS ARTIGOS:
15 de agosto de 2015


O tema da conferência será: "O papel da América Latina no Direito Internacional Econômico". A chamada está aberta a acadêmicos e práticos, dos setores público e privado, com atividades na área do direito internacional econômico. A sinergia entre os diferentes profissionais é positiva e incentivada pela Red. O programa global da conferência inclui sessões plenárias, painéis temáticos e apresentação de pôster. Os conferencistas das sessões plenárias serão convidados pela coordenação do evento da Red e os expositores nos painéis e de pôster serão selecionados de acordo com os termos desta chamada. Os idiomas de trabalho da conferência serão o espanhol e o português.

A conferência procura, assim, reunir especialistas em direito internacional econômico de diferentes partes do mundo, para discutir o papel da América Latina nesta área do direito, seja no tocante ao seu protagonismo em oferecer soluções e teorias, seja como sujeito passivo às políticas de outros atores.

Nas conferências anteriores, sediadas nas universidades Externado de Colômbia e Pontifícia Universidade Católica do Peru, participaram alguns dos principais especialistas em direito internacional econômico da região, incluindo membros do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, do Tribunal de Justiça da Comunidade Andina e do Órgão de Apelação da OMC, e mais de duzentos acadêmicos, advogados e representantes de organizações internacionais. As apresentações e os artigos discutidos nessas conferências foram editados pelos codiretores da Red e da Universidad Externado de Colombia e publicados em livros.
Os conferencistas convidados poderão se apresentar em mesas individuais ou sessões plenárias e, conforme o caso, serão acompanhados de um moderador e/ou debatedores. Espera-se contar com uma representação geográfica e de gênero equilibrada.
Painéis e pôster
A fim de incentivar a discussão entre os participantes, os painéis proporcionam um espaço para discutir experiências e/ou resultados de pesquisas e a apresentação de pôster, a exposição de uma pesquisa. Tanto as propostas para painéis quanto para pôster devem estar diretamente relacionadas com o tema da conferência e abordar, por exemplo, questões sobre:
- história do direito internacional econômico e/ou relações econômicas internacionais na América Latina;
- direito internacional econômico (comércio, investimento, sistema financeiro ou monetário) na América Latina ou com foco na América Latina e suas relações com outras regiões;
- processos de integração na América Latina, suas instituições e a fragmentação e/ou a coerência com outras instituições globais;
- teoria jurídica das relações econômicas internacionais;
- relação entre direito internacional econômico e outros temas (energia, clima, padrões trabalhistas, direitos humanos etc);
- relação entre direito interno e direito internacional econômico nos países da região.

Candidatura individual – painel ou pôster
Para se candidatar para debater uma pesquisa, solicitamos que envie um resumo de, no máximo, 300 palavras com o tema a ser discutido em seu artigo ou pôster, nome, filiação e pequena biografia, por e-mail. Solicitamos, ainda, que indique no título do seu e-mail a opção painel ou pôster. Caso seja selecionado, uma versão avançada do artigo ou estrutura do pôster deve ser entregue até 15 de agosto de 2015.
No caso de artigo, é importante indicar se o trabalho já foi publicado, se é uma produção técnica ou inédita, e se tem interesse em publicar uma versão final trabalho em um livro temático da Red. Para fins de publicação, um comitê editorial vai escolher os trabalhos que atendam aos requisitos de qualidade e relevância em razão do tema da conferência e o artigo final deverá ter entre 20 e 30 páginas no máximo.


Candidatura individual – profissionais não acadêmicos
Considerando o objetivo de estimular o debate entre acadêmicos e profissionais que atuem nos setores público e privado, serão admitidas algumas apresentações orais, sem que se tenha o compromisso de desenvolver um artigo por escrito. Esta oportunidade está aberta apenas para profissionais que não tenham vínculos com a academia. Para se candidatar nesta categoria será necessário: (a) enviar um resumo de no máximo 300 palavras sobre o tema da apresentação; (b) a justificativa sobre como o tema está relacionado com a sua experiência profissional e a relação com o currículo, que deve ser enviado de forma resumida; (c) o compromisso de enviar uma apresentação estruturada em formato eletrônico, para ser exibida durante a conferência, até 12 de outubro de 2015.


Candidatura de mesas
A candidatura para composição de mesas deve contar com, no mínimo, três membros painelistas, um título e um resumo sobre o tema da mesa, o nome dos expositores envolvidos, informações sobre seus currículos, títulos e resumos das apresentações individuais, e o nome de, ao menos, um comentador. Os palestrantes devem concordar com o título de sua palestra e confirmar o seu interesse e disponibilidade em participar.
Os prazos para envio dos artigos finais são aqueles apresentados acima, para painéis em geral.
As mesas devem contar, preferencialmente, com representatividade regional e de gênero, bem como diversidade de opiniões. É de responsabilidade do organizador da mesa garantir a participação dos seus integrantes.


Pedimos que enviem todas propostas via e-mail para red.dei2015@gmail.com. Cada pessoa não pode estar envolvida em mais do que duas propostas, quaisquer que sejam os seus formatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário