quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Revista Jurídica da UFERSA (REJUR)


A Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (REJUR) é um periódico online, de acesso aberto, com artigos publicados na área de concentração em Direito, Estado e Sociedade.

A revista está vinculada ao curso de Direito da UFERSA e às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e afins que se inserem dentro da área de concentração da REJUR. Subdividida em duas linhas de pesquisa, a revista busca dialogar com pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais. Com periodicidade semestral, a revista aceita artigos na sistemática de fluxo contínuo.

Tem por missão potencializar debates sobre Direito, Estado e Sociedade em uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa. A área de concentração é em Direito, Estado e Sociedade.

As linhas de pesquisa são as seguintes:

Linha 1: Democracia, Constituição e as transformações na ordem social e econômica
Os estudos sobre Constituição e Democracia têm potencializado uma série de inovações reflexivas sobre o fenômeno jurídico-político, permitindo aos programas de pesquisas alternativas significativas para análise do direito. Esta linha contempla estudos no campo da política, história e constituição, bem como em suas variáveis ações frente aos dilemas do mundo contemporâneo, como acesso à justiça, democracia, administração pública, meio ambiente, ordem social e econômica.
Linha 2: Estado, conflito e direitos fundamentais
As investigações sobre Estado, conflito e direitos fundamentais buscam explorar as múltiplas relações decorrentes do processo de afirmação e concretização de direitos fundamentais. Contemplando uma pluralidade de perspectivas, a linha de pesquisa pretende destacar, dentro das experiências democráticas, estudos relacionados a direitos humanos, sociologia política, relações de poder, direitos políticos, sanção penal e movimentos sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário